segunda-feira, maio 23, 2011

Biografia do Abade António Pinto Santana

Abade António Pinto Santana,
no jardim da sua quinta de
S. Pedro de Croca (Penafiel)
Arquivo do Padre António Pinto Santana (1892-1963)

por Olinda Santana

António Pinto Santana (1892-1963) meu tio-avô paterno, era tio e padrinho do meu pai, António Pinto Santana (1926-1994), seu homónimo. Adquiri, aquando das partilhas dos bens do meu tio-avô por todos os seus herdeiros, a sua biblioteca e arquivo pessoal.
António Pinto Santana nasceu, nos finais do século XIX, na freguesia de Croca, lugar de S. Pedro, no concelho e distrito de Penafiel, a 29 de Agosto de 1892 e faleceu a 31 de Março de 1963, na freguesia de Paranhos, no Porto. Foi pároco na igreja S. Pedro de Campanhã, na igreja de S. Pedro de Miragaia e na igreja de Paranhos.
Esteve muitos anos a paroquiar a freguesia de Miragaia, onde criou grandes amizades, de tal modo que os seus paroquianos lhe ofereceram a capela que mandou construir na sua quinta de S. Pedro, em Croca. Foi dos paroquianos da freguesia de Miragaia que conservou o maior número de fotografias com dedicatórias, pequenos textos comprovativos das amizades granjeadas.
Era, à data do seu passamento, Abade na freguesia de Paranhos. Faleceu aos 71 anos de ataque cardíaco, encontrando-se, no momento, a confessar um paroquiano.

Apresentarei a seguir dois documentos ilustrativos da esfera profissional (Abade) de António Pinto Santana.



Figura 1: Abade António Pinto Santana, numa procissão



Figura 2: Legenda da fotografia "Passeio do Patronato de Miragaia à Quinta da Conçeição em Leça da Palmeira, em 21 de julho de 1929.

Sem comentários:

Enviar um comentário