terça-feira, maio 24, 2011

Histórias de vida de Serafim Cardoso da Silva Botelho e de Maria Ilda Vieira Duarte

Histórias de vida de Serafim Cardoso da Silva Botelho e de Maria Ilda Vieira Duarte

Colaborador: Serafim Cardoso da Silva Botelho
Entrevistadora: Maria Olinda Rodrigues Santana
Local da entrevista: Senhora da Hora, na Cafetaria Quinta da Lagoa, propriedade de Serafim Cardoso da Silva Botelho.
Data da entrevista: 19 de abril de 2011
Esta entrevista foi realizada para a Casa das Memórias.



Esfera pessoal:
MORS: Onde nasceu Serafim Cardoso da Silva Botelho?
SCSB: Nasci a 14 de março de 1952 em Contença, Cinfães do Douro.
MORS: Como se chamava a sua mãe e quando nasceu?
SCSB: Chamava-se Nair Cardoso da Silva e nasceu em S. Paulo, no Brasil a 5 de novembro de 1920.
MORS: Como se chamava o seu pai e quando nasceu?
SCSB: Chamava-se José Botelho e nasceu em Contença em janeiro de 1919.
MORS: Como é que os seus pais se conheceram?
SCSB: A minha mãe veio do Brasil com a mãe (Albertina Pereira) e os irmãos para a aldeia de Contença, tendo ficado o pai (João Cardoso da Silva) a trabalhar no Brasil. Os meus pais conheceram-se na aldeia de Contença e casaram-se por volta de 1940-41.
MORS: Quantos filhos tiveram?
SCSB: Oito, o mais velho (Osvaldo Pereira Botelho) nasceu em 1944.
MORS: Fez a escola primária na sua aldeia?
SCSB: Sim. Fiz a 4.ª classe, por volta de 1962. Fiquei mais ou menos até aos 17, 18 anos na aldeia, ou seja, até ao falecimento do meu pai, em 1970.
MORS: Os seus pais viveram sempre na aldeia de Contença?
SCSB: Sim.
MORS: E os filhos? Saíram todos para procurar trabalho fora da aldeia?
SCSB: Sim, saímos todos para Lisboa e Porto.

Esfera profissional
Migração
MORS: Quando saiu da sua aldeia?
SCSB: Aos 19 anos, fui trabalhar um ano para Lisboa e aos 20 anos vim para o Porto.
MORS: Para onde veio trabalhar no Porto? Em que ano?
SCSB: Vim trabalhar para um posto de abastecimento da Galp, em 1972. Depois mais tarde fui para uma Empresa de Segurança, chamada Grupo 8, onde estive de 1980 até 2004. Estabeleci-me com a “Cafetaria Quinta da Lagoa” no dia 5 de Outubro de 1991. Durante alguns anos, fui segurança e trabalhava na cafetaria com a minha esposa.
Guerra Colonial
MORS: Quando foi para a tropa?
SCSB: Em 1973, fui para o Regimento de Infantaria 14, em Viseu. Depois fui para Lisboa tirar a especialidade de manutenção militar e a especialidade de cabo.
MORS: Onde estava no 25 de abril?
SCSB: Estava em Lisboa a tirar a especialidade, no Campo de Ourique.
MORS: Quando foi para Angola?
SCSB: Fui para Luanda no dia 6 ou 8 de junho de 1974, no Batalhão da Intendência de Angola. Fui para Grafanil, em Luanda, fui o responsável pelo Bar dos Oficiais, como 1.º cabo.
MORS: Quanto tempo esteve em Angola?
SCSB: Estive em 1974 e em 1975. Já não havia guerra, estávamos na transição, mas havia muitos tiroteios, era o começo da guerra civil. As tropas portuguesas, nessa altura, faziam a mediação entre os partidos: MPLA, UNITA e FNLA.
MORS: Ficou com traumas da guerra?
SCSB: Não, porque estive sempre na messe dos oficiais, não estive em combate.

Esfera pessoal
História de amor e casamento
MORS: Como conheceu Maria Ilda Vieira Duarte?
SCSB: Um amigo comum de Nespereira, a terra dela, o António da Coutada do Moinho, que estava comigo em Angola, deu-me o endereço dela, para que eu lhe pedisse para ser minha madrinha de guerra. Assim fiz. Correspondemo-nos de 1974 até 3 de setembro de 1975, a data do meu regresso a Portugal.
MORS: Como se conheceram pessoalmente?
SCSB: Encontramo-nos pela primeira vez no dia 18 de setembro de 1975, na feira da terra dela, em Nespereira, em Cinfães.
MORS: Quando casaram?
SCSB: Casamos em Nespereira no dia 31 de julho de 1976.
MORS: A D.ª Ilda depois de casada ficou algum tempo em Nespereira?
SCSB: Sim, só veio viver comigo para Matosinhos em 1977.
MORS: Quando nasceram os vossos filhos?
SCSB: O César Manuel Duarte da Silva Botelho, o mais velho, nasceu no dia 10 de maio de 1977. O José Alexandre Duarte da Silva Botelho, o mais novo, nasceu no dia 18 de novembro de 1981.
MORS: Em que ano se estabeleceram aqui na Senhora da Hora?
SCSB: Viemos para a “Cafetaria Quinta da Lagoa” no dia 5 de Outubro de 1991.

História de vida de Maria Ilda Vieira Duarte Botelho
Colaboradora: Maria Ilda Vieira Duarte Botelho
Entrevistadora: Maria Olinda Rodrigues Santana
Local da entrevista: Senhora da Hora, na Cafetaria Quinta da Lagoa, propriedade da D.ª Maria Ilda Vieira Duarte Botelho e do Sr. Serafim Cardoso da Silva Botelho.
Data da entrevista: 19 de abril de 2011
Esta entrevista foi realizada para a Casa das Memórias.

Esfera pessoal e profisisonal
MORS: Onde nasceu?
MIVDB: Nasceu no dia 15 de agosto de 1957, em Nespereira, Cinfães do Douro.
MORS: Como se chamava a sua mãe e quando nasceu?
MIVDB: Chamava-se Augusta Vieira dos Santos e nasceu em Nespereira a 28 de julho de 1921.
MORS: Como se chamava o seu pai e quando nasceu?
MIVDB: Chamava-se Alexandre Duarte Pinheiro e nasceu em Nespereira a 17 de janeiro de 1922.
MORS: Como é que os seus pais se conheceram?
MIVDB: Talvez lá na aldeia, em Nespereira, e casaram-se por volta de 1950 (?).
MORS: Quantos filhos tiveram?
MIVDB: 4 filhos. Já faleceu um irmão.
MORS: Quando saiu da sua aldeia?
MIVDB: Aos 20 anos, depois de casada. Casei a 31 de julho de 1976 e vim para o Porto no ano seguinte em 1977.
MORS: Como conheceu o seu marido?
MIVDB: Através de um amigo comum de Nespereira, a terra dela, o António da Coutada do Moinho, que estava em Angola com ele e lhe deu minha direção, para que eu fosse madrinha de guerra dele. Assim foi. Correspondemo-nos de 1974 até 3 de setembro de 1975, a data do regresso do meu futuro marido a Portugal.
MORS: Quando se conheceram pessoalmente?
MIVDB: Encontramo-nos pela primeira vez no dia 18 de setembro de 1975, na feira da minha terra, em Nespereira, em Cinfães.
MORS: Quando casaram?
MIVDB: Casamos em Nespereira no dia 31 de julho de 1976.
MORS: A D.ª Ilda depois de casada ficou algum tempo em Nespereira?
MIVDB: Sim, só vim viver com o meu marido para Matosinhos em janeiro de 1977.
MORS: Quando nasceram os vossos filhos?
MIVDB: O César Manuel Duarte da Silva Botelho, o mais velho, nasceu no dia 10 de maio de 1977. O José Alexandre Duarte da Silva Botelho, o mais novo, nasceu no dia 18 de novembro de 1981.
MORS: Em que ano se estabeleceram aqui na Senhora da Hora?
MIVDB: Viemos para a “Cafetaria Quinta da Lagoa” no dia 5 de Outubro de 1991.
MORS: Depois do falecimento dos seus pais, compraram a casa deles nas partilhas?
MIVDB: Sim, compramos.
MORS: A casa é recente ou não?
MIVDB: Não, é uma casa antiga, tem mais de 200 anos. Pertencia aos meus avós maternos.
MORS: Lembra-se do nome dos seus avós maternos?
MIVDB: Sim. Quitéria Vieira e José dos Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário